Vazamento pode ter exposto CPF de milhões de brasileiros, aponta PSafe

Hackers estão usando coronavírus para invadir computadores
Vazamento pode ter exposto CPF de milhões de brasileiros, aponta PSafe

Na manhã da última terça-feira (19), o dfndr lab, laboratório de cibersegurança da empresa PSafe, identificou um provável vazamento de dados em massa que coloca em vulnerabilidade milhões de pessoas. O banco de dados vazado reúne nome completo, data de nascimento e CPF de potencialmente quase todos brasileiros, incluindo até mesmo grandes autoridades do país.

+Covid-19: Ministros e embaixador chinês discutem envio de insumos para vacinas
+Brasil termina 2020 com mais de 6 mil km novos em linhas de transmissão
+Fone JBL Tune 215TWS já está disponível no Brasil

Além dos dados de pessoas físicas, também foram expostas informações sobre mais de 104 milhões de veículos, contendo número de chassi, placa do veículo, município, cor, marca, modelo, ano de fabricação, cilindradas e até mesmo o tipo de combustível utilizado. E informações de 40 milhões de empresas, contendo CNPJ, razão social, nome fantasia e data de fundação.

Vale ressaltar que de acordo com a  Lei Geral de Proteção de Dados, a partir de agosto de 2021 as penalizações para este tipo de vazamentos poderão ser aplicadas e vão desde sanções administrativas à multas altíssimas, que podem chegar a R$50 milhões por infração para as empresas responsáveis.

Os pesquisadores seguem investigando como essas informações confidenciais teriam sido obtidas por cibercriminosos. No entanto, até o momento, não existem informações concretas sobre as fontes.

Back to top